Ao mesmo tempo em que o Cruzeiro confirmou o empréstimo de Walace, o Vitória oficializou a contratação do volante de 31 anos, neste sábado (27/6). Em suas primeiras palavras como jogador do Leão, o baiano exaltou o acerto, que, segundo ele, é a chance que precisava neste momento da carreira.

"Muito bom estar em casa e nesse clube gigante, que está dando a oportunidade que eu preciso. Expectativa enorme de poder jogar e estar em campo com os meus novos companheiros. Esperem um cara comprometido, profissional e que vem para ajudar", disse o atleta.

Segundo o jogador, não era necessário buscar referências sobre como é no Leão da Barra, já que ele é nascido e criado em Salvador. Inclusive, esse foi um dos motivos que fizeram Walace ceder ao interesse do time rubro-negro.

"Tenho familiares e amigos que são Vitória. Sou baiano de Salvador e conheço muito bem esse clube e essa torcida. Não precisei perguntar a terceiros como é aqui. Então, foi muito fácil", completou.

Walace Souza Silva foi emprestado até dezembro ao time nordestino, atual campeão da Copa do Nordeste, 13º colocado no Brasileirão Série A e presente nas oitavas de final da Copa do Brasil. Seu contrato com a Raposa é válido até o final de 2028.

O Esporte Clube Vitória anuncia a contratação do meio-campista Walace. O atleta chega por empréstimo, com vínculo válido até o final de 2026.
Seja bem-vindo, Walace! 🔴⚫️🦁#PegaLeão #ForçaEnergiaAxé pic.twitter.com/oTssIhmGFK

Com passagem pelas categorias de base do Bahia e do Avaí, Walace foi revelado para o futebol profissional no Grêmio. Depois, passou por Hamburgo e Hannover 96, ambos da Alemanha, antes de chegar à Udinese, da Itália, onde viveu o seu auge e ficou conhecido internacionalmente pelo poderio em desarmes de bola.

O Cruzeiro o contratou em julho de 2024, na primeira janela de transferência da gestão de Pedro Lourenço. Porém, ele jamais conseguiu estrelar em Belo Horizonte. Chegou com o status de titular, mas rapidamente perdeu espaço e passou pelas temporadas de 2024 e 2025 com dificuldades de se firmar, independentemente dos treinadores que no clube estavam.

O clube mineiro iniciou 2026 focado em encontrar um novo destino para o meio-campista, mas não teve êxito, especialmente pelos altos custos. Em fevereiro, a diretoria anunciou que ele seria reintegrado ao time, mas, novamente, sem sucesso. Ele atuou apenas uma vez: contra o Pouso Alegre, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro.

Em abril, veio o episódio que "enterrou" sua passagem pela Toca da Raposa. Um caso de indisciplina, que desagradou colegas e gestores, o fez parar de ser relacionado para os jogos e uma saída do Cruzeiro cada vez mais possível. Em cerca de dois anos, realizou 46 partidas e marcou um gol.