Siga o tópico Benfica e receba um alerta assim que um novo artigo é publicado.

Seixal abriu portas para o arranque da pré-temporada do Benfica ainda sem seis mundialistas mas com 30 jogadores e um reforço de 17 anos. Novo treinador Marco Silva foi o primeiro a chegar ao Campus.

▲Argentino Enzo Barrenechea chegou ao Seixal para o arranque dos trabalhos com um casaco... da Seleção Nacional

A autêntica novela em forma de tabu-que-nunca-foi-tabu sobre a possibilidade de José Mourinho rumar ao Real Madrid fez com que o Benfica entrasse numa espécie de Dia da Marmota em relação à nova época de 2026/27 – com essa má notícia extra de ter de passar por três eliminatórias de apuramento para o grupo da Liga Europa, depois da vitória do Torreense frente ao Sporting na final da Taça de Portugal. A temporada foi sendo na mesma preparada, primeiro com Rui Costa e Mário Branco e mais tarde com a participação direta mas “incógnita” de Marco Silva, tudo ficou fechado quando Florentino Pérez ganhou as eleições. A partir daí, foi quase como um jogo de dominó com efeito cascata: José Mourinho foi anunciado no Santiago Bernabéu, Marco Silva foi oficializado como sucessor, Rui Costa fez a prometida conferência de balanço de 2025/26.

“Não ficámos na mão de ninguém, controlámos sempre a situação”: Rui Costa sobre Mourinho, Marco Silva, época atípica e arbitragem

Agora, no dia 1, há várias pastas fechadas. A equipa técnica liderada pelo antigo treinador do Fulham já foi apresentada, com Gonçalo Santos, Francisco Costa (antigo adjunto de Sérgio Conceição), Ricardo Rocha (que faz a transição da equipa de Mourinho), Gonçalo Pedro, Fernando Ferreira e Bruno Mendes (os dois últimos de regresso aos encarnados), o calendário definido nesta fase foi partilhado com a curiosidade de todo o momento de preparação ser realizado em solo nacional, o primeiro reforço foi apresentado: Gabriel Índio, jovem defesa de 17 anos do Atl. Mineiro que é visto como uma grande promessa a médio/longo prazo.

“Eu era a primeira opção do presidente.” Marco Silva pede “paciência”, quer ser “dominador” e não esconde “maior desafio da carreira”

Esta manhã, numa altura em que começou a habitual venda de lugares anuais no Estádio da Luz (Red Pass) e na antecâmara de duas Assembleias Gerais na Luz que prometem ser quentes depois de mais uma temporada de insucessos desportivos no futebol, arrancaram os trabalhos no Seixal, naquele que foi o dia 1 da era Marco Silva nos encarnados. E o treinador fez questão de dar o exemplo, sendo o primeiro a chegar logo às 7h da manhã, muito antes do momento em que os 30 jogadores chamados começaram a entrar no Seixal.

Pré-época 2026/27: Dia 1 ???? pic.twitter.com/wkoqbA9zde

Ainda sem os seis mundialistas presentes, que irão integrar os trabalhos mediante também a fase que atinjam na competição que está a decorrer nos Estados Unidos, México e Canadá (o português Tomás Araújo, o bósnio Dedic, o colombiano Richard Ríos, o belga Lukebakio e os noruegueses Aursnes e Schjelderup), houve espaço para regressos após empréstimo de jogadores como André Gomes, Tiago Gouveia ou Rafael Luís, além da promoção de vários elementos que estiveram na equipa B e na equipa Sub-23 (que só vão começar os trabalhos na primeira semana de julho). A única cara nova acabou mesmo por ser Gabriel Índio, que recebeu quase uma prenda antecipada pelo 18.º aniversário que irá cumprir daqui a um mês.

O dia foi reservado para a realização dos habituais exames médicos, com o Benfica a divulgar várias imagens dos presentes ao longo do dia no Seixal. Uma delas acabou por marcar também a manhã: Enzo Barrenechea, médio argentino contratado pelos encarnados ao Aston Villa depois de ter estado emprestado ao Valencia, surgiu no Benfica Campus com um vistoso casaco amarelo… com o símbolo da Seleção Nacional.

???????? Lukebakio foi suplente utilizado no jogo frente ao Irão (0-0).#SejaOndeFor | #FIFAWorldCup pic.twitter.com/Q1m6doST9a

???????? 3-2 ???????????? Aursnes (titular) e Schjelderup (suplente utilizado)???? 2.ª jornada do grupo I#SejaOndeFor pic.twitter.com/7vg92UUUCO

???? Richard Ríos com os 16 avos de final do #FIFAWorldCup garantidos!

???????? 1-0 ????????➡️ Suplente utilizado???? 2.ª jornada do Grupo K#SejaOndeFor pic.twitter.com/yhqIz1ZWY0

Nos próximos dias serão conhecidas as primeiras movimentações concretizadas em termos de mercado do Benfica, que terminou a última época no terceiro lugar da Primeira Liga e com a conquista da Supertaça logo no primeiro encontro oficial de 2025/26, frente ao Sporting. Para já, a única saída confirmada é a de Nico Otamendi, capitão dos encarnados que terminou contrato e regressou à Argentina, onde irá representar o River Plate. Além do central, também Gonçalo Oliveira, central com vários anos de formação que esteve na equipa B, rumou ao Rennes por 3,5 milhões de euros. Em paralelo, os responsáveis do conjunto da Luz tentarão também fechar as renovações de contrato de António Silva e de Andreas Schjelderup.

Os exames continuam ???? pic.twitter.com/KHNXGjW8cW

Entre as ausências além das esperadas, nota para cinco nomes que, de acordo com o jornal Record, estarão de saída do Benfica (a título definitivo ou, no limite, por empréstimo): o lateral Rafael Obrador, que fez a última metade da temporada cedido ao Torino pelas poucas oportunidades na Luz; o central Diogo Prioste; o médio João Veloso, que após lesão ficou na equipa B; e os avançados Henrique Araújo e Gustavo Varela, que na última temporada esteve emprestado ao Gil Vicente e fez uma boa época, com sete golos em 33 jogos.

Regresso ao trabalho ???? pic.twitter.com/euFOXCIo2n

???? Dia 1└???? Benfica Campus ????️ pic.twitter.com/WYyjjO2SVz